Bingo!

Outubro 27, 2009

É hoje notícia no Jornal de Negócios os constantes e avultados prejuízos que as empresas de bingo do Porto (proprietárias, entre outros, dos antigos Cinemas Trindade, Olympia e Charlot) actualmente suportam, o que deve levar a uma reestruturação do sector do jogo. Uma nova esperança para as antigas salas de espectáculos da cidade?

Fenómeno paralelo aconteceu com os cafés históricos. Depois de uma época de declínio inverteu-se esta tendência e os cafés recuperaram o brilho e o público de outros tempos, sendo actualmente considerados agentes centrais do fenómeno de revitalização da Baixa. Sejam os velhinhos Progresso, Piolho, Aviz, Ceuta, Ateneia, Guarany, Quinta do Paço, Majestic, etc, ou todos os novos espaços da “movida” (que também acontece durante o dia), a verdade é que o público voltou a acarinhar o hábito de “cafezar” pela Baixa.

Libertas as salas dos bingos (Trindade, Olympia e Charlot), das igrejas evangélicas (Vale Formoso), dos parques de estacionamento (Lumière), das danceterias (Julio Diniz), não esquecendo os que estão abandonados (Nun’Alvares) e os que têm programação esporádica fruto de má gestão (Sá da Bandeira e Sala Bebé), poderemos em breve assistir a uma rejeição da habitual ideia que o mercado e os investidores  têm de que há sempre actividades mais rentáveis para estes espaços do que aquelas para as quais foram originalmente concebidos.

O próximo passo do desenvolvimento cultural da cidade passa por aqui, não tenho dúvidas. Haja audácia e ambição para se investir nas velhinhas salas de espectáculos. O público agradece.

Anúncios

2 Responses to “Bingo!”

  1. Daniel Says:

    é urgente que isso aconteça, a cidade do Porto não pode continuar sem cinemas na baixa.

  2. pedro leitao Says:

    já nem peço tanto, apenas que estas salas voltem a acolher espectáculos culturais (no sentido mais lato do termo). Seja teatro de revista, concertos drum’n’bass ou ciclos de cinema jugoslavo, qualquer coisa menos o abandono ou o jogo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: