À tarde

Outubro 1, 2009

Tinha 3 objectivos cronologicamente afastados e causalmente relacionados: comprar um livro para econometria, fazer a cadeira, completar o curso; e os três dependiam de o casal de meia idade e (pondo o preconceito a funcionar) classe média que estava à minha frente na fila da livraria deixar o seu rigoroso código ético ser furado: recusavam-se a deixar a livraria sem pagar sete euros a mais do que aqueles que o funcionário lhes pedia.
O aborrecimento da espera foi mais do que compensado pelo benefício de assistir a um altruísmo inaudito. Eu sei que tenho um blogue para actualizar, e a minha vida é tão pobre que tenho de me socorrer das parvoíces que vejo na rua. Apesar de apurar o ouvido, não consegui compreender o caso: incluía a troca de um livro, um desconto de pontos num cartão, um livro de cálculo matemático, o já referido código ético inquebrantável, e exclamações do tipo “mas veja as contas, nós temos de pagar é 21 euros, não é 14”. O casal deixou a loja depois de repetidamente avisar “se houver algum problema ligue-nos, tem o nosso número na ficha. veja lá que não fique a perder”, recebidos com incredulidade pelo livreiro. Ia agora ficar a perceber o que se passara: inclinei-me quase imperceptivelmente sobre o balcão, fingindo pegar na carteira para pagar, mas foi o bastante para o funcionário atento suspender a narração do insólito sucedido que a sua colega de trabalho, que assistira de longe, exigia; e a brusca interrupção obrigou este post a acabar aqui.

3 Responses to “À tarde”

  1. pmramires Says:

    foi lindo :)! digno de um scketch dos gato.

    ah, e tu tens uma vida interessante. jogas PES.

  2. Belmiro Oliveira Says:

    Ramires, vou tomar a tua sugestão de que a minha vida é interessante porque jogo PES como uma ironia. Ainda por cima tu estás a ganhar. Ainda falta um jogo para desempatar.

  3. pmramires Says:

    era uma ironia (uma boquita a relembrar quem ganhou), só possível de ser captada por ti, pois claro.


Deixe uma Resposta

