Governabilidade

Junho 27, 2009

Ainda sem consultar a Visão, apenas me fiando no que foi dito no Governo Sombra de ontem, declaro-me “entusiasmado” com a sugestão de Pedro Mexia para Ministro da Cultura, num potencial governo formado por Manuela Ferreira Leite. Esta ideia conta com o meu apoio e as minhas melhores intenções, desde que ele se mantenha fiel às suas:

Contactado pelo JPN [acerca da criação de uma delegação da Cinemateca no Porto], o subdirector da Cinemateca, Pedro Mexia, disse que esta é uma das suas “intenções” desde a tomada de posse, mas que “a ideia ainda não foi discutida”. Pedro Mexia, em funções há um mês, tenciona estabelecer “uma colaboração com o Porto” de forma a “descentralizar” a Cinemateca. JPN

Sabendo que sou suspeito de um bairrismo doentio, declaro também que defendo a descentralização dos serviços culturais públicos de Norte a Sul, e não a bi-polarização destes entre Porto e Lisboa (ao contrário do que alguns poderiam pensar). Mas o Porto não deixa de ser a segunda cidade do país…

2 Responses to “Governabilidade”

  1. daniela Says:

    embora a ideia de uma cinemateca no porto fosse óptima (mais porque iria deixar muito contente o meu home, porque eu de cinema pouco percebo), um governo de manuela ferreira leite dá-me arrepios :p

  2. Belmiro Oliveira Says:

    Segundo as últimas informações o ministério decidiu-se pela opção mais radical de descentralização: descentraliza a Cinemateca a nível nacional, porque passa a não existir só em Lisboa; descentraliza localmente, ao criar três inexplicáveis pólos no Porto.
    Daniela, o teu home teria provavelmente muito a beneficiar com a Cinemateca portuense, mas se tu “não percebes nada de cinema”, como dizes, ainda tinhas mais a ganhar do que ele, desde que tivesses o interesse. Porque a maior virtude da cinemateca, acho eu que nunca nela entrei, é poder ensinar o que é o cinema (a partir do que ele foi), coisa que hoje em dia dificilmente se aprende noutro sítio (a televisão deixou de o fazer há anos).


Deixe uma Resposta

