Pastoral Portuguesa como factor de alienação

Maio 10, 2009

“Sabemos que, mais cedo ou mais tarde, qualquer observação mordaz será atribuída a Oscar Wilde, qualquer insulto político a Winston Churchill e qualquer tecnologia moderna a Da Vinci, mas o seu currículo, até no que diz respeito a destreza manual e proezas atléticas, começa a estar ridiculamente inflacionado. Nunca li os famosos cadernos, mas pelo que pude aferir através de fontes secundárias, além de ter deixado esboços para o escafandro, a metralhadora, a bebida gaseificada, o leitor de mp3 e o metro de superfície do Porto, Leonardo terá sido também o primeiro ser humano a dançar o twist, a escalar o K2 e a preencher correctamente uma declaração de rendimentos.”

Neste ponto cedi e gargalhei galhardamente no comboio. Os meus companheiros involuntários de viagem entreolharam-se conspicuamente, e um grupo de elementos de etnia cigana, que conseguiram ouvir-me rir por entre as batidas do último hit de dança de Granada que brotava dos seus auriculares, comentaram favoravelmente a minha dentição e de seguida o tom levemente escarlate que a minha cara tinha adquirido…

“Desconheço se Da Vinci também foi o precursor do autómato comunicativo que chegou aos nossos dias sob a designação de “Manuela Moura Guedes”.

… porque o oxigénio começara a rarear nos meus pulmões.

Apesar da galhofa, Casanova não foi capaz de mascarar a sua inabilidade matemática, e cai na esparrela da autoconfiança ao julgar-se capaz de aritmética elementar: na página 171 o épico pascal proletário que o autor disseca com a sua argúcia habitual dura cinco horas, uma página depois acabou de ser aumentado, coisa que os operários hebreus foram incapazes de conseguir, cinco horas deram lugar a 360 minutos.

Apesar disto, comprem a Pastoral Portuguesa. Se gostarem de livros, comecem pela primeira parte; se gostarem de futebol, comecem pela última; se tiverem televisão em casa, comecem pela segunda parte; se tiverem bom gosto, três tomas diárias, unidose, durante duas semanas, devem deixá-los finos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: