25 de Abril Sempre

Abril 27, 2009

Num dos cruzamentos pedonais mais movimentados de Braga um vagabundo que não garanto que se drogue troca música de flauta por trocos aos fins de semana, quase todos os do ano. A flauta é daquelas mesmo rascas, de plástico, e à qual é impossível arrancar uma nota melodiosa, garanto-o, bem tentei nos 5º e 6º anos, a minha educação musical completa. O tocador talvez não seja muito melhor do que eu, apesar da insistência com que pratica, e quase sempre o mesmo tema.

Indiferente, pelo menos exteriormente, às comoções políticas que o deixaram ser vagabundo e lhe permitiram, facilitaram, que se drogasse, se o quiser fazer: de joelhos, caixote de cartão na vertical, para o cestinho ficar mais próximo do bolso do benfeitor e dele exigir menos esforço, ocupava o lugar do costume no sábado. Quando a coluna de comemoradores&manifestantes, prós&contras, indistinguíveis, minoria ruidosa de fato de treino de sábado à tarde, todos mais velhos que Abril, seguindo obedientemente a carrinha sonora (o cenário evocava missa: o altifalante estridente – “25 de Abril Sempre”,o múrmurio indolente, cerimonioso – “Fascismo nunca mais”), avança pela rua fora sem mostrar hesitação em passar por cima do músico, um reaça, tá visto, ele desvia-se, para não ser pisado, levanta-se e raivoso atira a caixa de cartão contra a montra de uma loja. A sussurar incomprensibilidades instala-se uns metros atrás e continua: notas erradas, sibilos agudos, à espera de um tilintar.

*Citando, com variação de desacordo, Bierce: há dois instrumentos piores do que uma flauta – duas flautas. (clarinete no original)

Anúncios

2 Responses to “25 de Abril Sempre”


  1. Que comentário engraçado!

  2. lisadeoliveira Says:

    como diz a baixinha, quanto ao 25 de abril cada um com o seu não é? eu também tive um, há dois anos, memorável: a almoçar com um condenado na prisão de Caxias!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: